Karel Capek

Foto do Autor

Karel Capek, nasceu a 9 de Janeiro de 1890, tendo falecido a 25 de Dezembro de 1938 em Praga. Foi um conhecido escritor checo, que ficou conhecido por ter criado a palavra Robot. Esta palavra derivada de outra, robota, que na língua materna de Karel significa trabalho exercido de forma compulsória.
                 
Este escritor que viveu durante o século XIX e século XX, Karel Capek, ficou conhecido por ter escrito várias peças de teatro, entre elas uma denominada R.U.R., Rossum’s Universal Robots, uma peça que conta a história de um cientista brilhante Rossum, que desenvolve uma substancia química similar ao protoplasma. Ele utiliza essa substancia para construção de humanóides (robot), com o intuito de estes sejam obedientes e realizem todo o trabalho físico.

Foi uma figura política importante na Checoslováquia. Como escritor, deixou uma obra extensa, na qual usa ficção para mostrar sua visão profunda (e frequentemente acurada) de onde o mundo estava e para onde estava a caminhar. Para além de peças de teatro, Čapek escreveu artigos poéticos e humorísticos para o diário Lidové Noviny (Notícias do Povo), romances filosóficos e ficção científica. Apesar da importância do autor, apenas as obras A fábrica do Absoluto e A Guerra das Salamandras foram traduzidas e publicadas em Portugal. O livro A Fábrica do Absoluto publicado em 1922 é um excelente conto de ficção científica em que a invenção de um carburador vai aumentar de uma forma extraordinária a produtividade das fábricas que o adquirem. No entanto o carburador tem como subproduto uma praga de espiritualidade que leva a humanidade a uma terrível guerra mundial de religiões.

Livros, Obras, Poemas ou Encenações
Sem Conteúdos
↑ voltar ao início do texto ↑