Pedro Barbosa

Foto do Autor

Pedro Barbosa, nasceu na cidade do Porto em 1948, é um escritor, professor e pesquisador português.
                 
Este escritor tem características muito próprias no que toca a sua literatura e arte, sendo bastante conhecido pelo seu trabalho no desenvolvimento, criação e teorização na área da literatura electrónica e ciberliteratura.
                 
Frequentou o curso Filologia e Literaturas Modernas na Universidade de Coimbra, tirando ainda o mestrado em Estética Informacional, na Universidade de Estrasburgo, em França, tendo tirado o doutoramento em Ciências da comunicação na Universidade de Lisboa. A sua vida não teve um ponto geográfico especificio, tendo trabalho em diversos locais da Europa, nomeadamente França e Itália para além de Portugal, bem como passou ainda pelo Brasil, tendo formado e fundado em 1996 o Centro de Estudos de Texto Informático e Ciberliteratura na Universidade Fernando Pessoa, integrando ainda equipa de investigadores em vários locais, não só em Portugal como no Brasil e em França.
                 
A sua obra na poesia experimental e poesia concreta tem na participação na publicação Porto Literatura Cibernética I o seu ponto mais alto nesta causa, tendo ainda várias outras obras bastante conhecidas, não só ao nível da escrita mas também do teatro, ensaio e até mesmo na ficção. Teoria do Teatro Moderno, Eróstrato em 1984, O guardador de Retretes em 1976 e A literatura Cibernética em 1980, são algumas das obras mais relevantes deste escritor e pesquisador português.

Livros, Obras, Poemas ou Encenações
Sem Conteúdos
↑ voltar ao início do texto ↑