João Vieira

Foto do Autor

João Vieira, é descrito como um pintor que trás a escrita para a tela, num país com um vasto numero de poetas. Nascido a 4 de Outubro de 1934 na região de Trás-os-Montes, cedo ingressou numa escola de artes, cativando assim o gosto pela arte e pela pintura. Conhecido pela forte componente tanto ao nível da cultura literária com artística, desenvolveu várias acções em diversas áreas, nomeadamente na pintura, teatro e também na encenação de espectáculos.
                 
Iniciou o seu percurso estudantil na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, curso este relativo á pintura, onde estabelece contacto com outros artistas, este curso que acaba por nunca o completar. Em 1956, uma data importante no currículo deste artista, visto que expõe pela primeira vez os seus trabalhos na I Exposição dos Artistas de Hoje, na sociedade Nacional de Belas Artes, partindo alguns anos mais tarde para Paris, onde frequenta o curso numa académica bastante conceituada daquela cidade, conhecendo outros artistas que se destacaram na época, ganhando assim uma bolsa na Fundação Goulbenkian.
                 
No seu currículo, várias viagens estão bem patentes, tendo sido professor em vários pontos da Europa, nomedamente em França e em Inglaterra, onde priva com outras personalidades portuguesas, levando assim a criar várias capas para publicações como tema em destaque a poesia experimental, Hidra I, Operação I e Operação II, são algumas das capas que João Vieira fez, no que toca á poesia concreta, exercendo assim um papel bastante importante na divulgação da melhor forma desta forma literária.
                 
Durante vários anos, divulgou em várias exposições e obras as suas mais diversas pinturas e obras, tenda deixado a sua marca por onde passou, foram várias as galerias de renome onde este pintor deu a conhecer as suas obras de arte, um pouco por todo o país, mas também além fronteiras, posicionando-se na Europa, mas também no mundo, Brasil, Alemanha, França, Holanda, são alguns dos países onde este artista desenvolveu e deixou para trás um verdadeiro legado de cultura e arte. Acaba por falecer aos 74 anos devido a problemas de saúde que muitas vezes o atormentaram durante a sua longa vida.

Livros, Obras, Poemas ou Encenações
Sem Conteúdos
↑ voltar ao início do texto ↑